Paramahansa Yogananda
Infância, juventude e busca espiritual
Conforme contado por seu irmão, Sananda Lal Ghosh, Paramahansa Yogananda nasceu com o nome Mukunda Lal Ghosh no dia 5 de Janeiro de 1893, na cidade de Gorakhpur, Índia, numa devota e abastada família Bengali. Desde os primeiros anos, sua consciência e experiências espirituais já eram reconhecidas por todos ao seu redor como muito além do comum, passando por lembranças de suas vidas passadas, brincadeiras em que voluntariamente suspendia a vida do seu corpo deixando todos alarmados, à tentativas de fugas ao Himalaia, interrompidas por seus familiares.
A morte da mãe, à quem amava intensamente, foi comunicada a ele por uma aparição mística e intensificou sua busca pessoal por Deus. Ansiando encontrar um mestre iluminado para guiá-lo em sua busca espiritual, durante a juventude Yogananda procurou a presença de muitos sábios e santos da Índia que sempre lhe diziam para aguardar o momento certo, quando seu guru, apontado por Deus, surgiria.
Em 1910, com a idade de 17 anos, finalmente sua busca pelo mestre cessou diante do encontro com Swami Sri Yukteswar. Segundo suas próprias narrativas, foi no eremitério de Sri Yukteswar que passou a melhor parte do 10 anos seguintes, recebendo disciplina rígida, porém amorosa, enquanto adquiria sobejas experiências da realidade do espírito.
Após formar-se na Universidade de Calcutá em 1915, ele fez os votos formais e entrou na Ordem monástica dos Swamis, ocasião em que recebeu o nome Yogananda (que significa bem-aventurança, ananda, através da união divina, yoga).
Predestinado a uma Missão Mundial
Além do que é relatado na Autobiografia, de acordo com diversos livros de amigos e familiares, várias ocorrências invulgares desde o nascimento de Yogananda, já anunciavam que a ele era destinada uma missão mundial. A sua trajetória estava intimamente entrelaçada com a de três seres, cuja sabedoria e singularidade, Yogananda viria exaltar ao mundo: Mahavatar Babaji, intitulado o Cristo Iogue da Índia Moderna e guru de Lahiri Mahasaya. Lahiri, guru de seus pais e de Swami Sri Yukteswar. E seu próprio mestre, Sri Yukteswar, que o preparou a pedido de Babaji para difundir a Kriya no Ocidente.
"Enquanto mantiver sua consciência em Deus, você jamais sentirá medo.
Todos os obstáculos serão superados pela coragem e pela fé."
________________________________________________
"Quando você faz a sua parte e confia em que Deus fará a Dele,
descobrirá que forças misteriosas vêm em sua ajuda e que seus desejos
construtivos logo se materializam."
________________________________
"O perfeito equilíbrio é o altar de Deus. Lute por ele e, uma vez
alcançado, jamais o perca. Cristo não o perdeu quando estava sendo
pregado à cruz. Ele disse: "Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem.
________________________________
"Em Deus estão as respostas a todos os desejos do coração."
_______________________________
"Sempre que desejar criar alguma coisa, não confie em fontes externas. Aprofunde-se e procure a Fonte Infinita."